segunda-feira, 29 de junho de 2015

O Primeiro de Muitos

De onde esta onda de segredos começou? Quando começou? Qualquer um já se perguntou isto. No ano de 1980, os benefícios ganhos pela criação de jogos eram de fato bons (Para as empresas). Programadores não tinham a liberdade de se apresentar como autor dos jogos pois o software pertencia somente a empresa, deixando os créditos no fundo do poço. Pelo esforço e trabalho que na época se dava para construir um jogo, Warren Robinett teve uma ideia fantástica. Em seu projeto "Adventure", onde foi um auge nas vendas da época para Atari, Robinett se pôs creditado dentro do próprio jogo. Para que a maioria dos jogadores não descobrissem este segredo, o programador precisou esconder sua mensagem. Sim, Robinett colocou uma mensagem dentro do jogo. 

Adventure é um jogo como o próprio nome já diz, de aventura. Seu personagem tem forma de quadrado tendo a liberdade de movimentos e coleta de itens. Seus objetivos são acessar os castelos, achar o troféu e chegar ao final do labirinto. O jogo para época se tornou o sétimo mais vendido para Atari 2600. O jogo possui seleção de dificuldades, podendo tornar-lo mais difícil (Monstros mais rápidos, mais salas e labirintos, entre outros.). Como Robinett queria que seu ovo de pascoa ficasse extremamente escondido, decidiu colocar a possibilidade de acesso somente se o jogador jogasse nos níveis dois ou três. Nestas dificuldades, um item com formato de colchetes estava disponível e sua função era possibilitar ao jogador atravessar paredes. 


Em um certo ponto de um dos labirintos, existia um pequeno espaço sem nada. A única forma de acesso seria com este item, onde o jogador colocava-o sobre a parede e passava para o outro lado. Jogadores tiveram esta ideia e se depararam com um outro item, minúsculo (Praticamente um pixel). Poderia ser um erro do jogo, ou algum item poderoso más não, era a chave para acesso a área restrita de Robinett onde estava presente o easter egg. Com o passar do tempo a entrada para sala foi descoberta, sua localização é ao leste, nas salas principais. Ao levar este pequeno item para esta sala, e levar o troféu para a mesma sala, a parede que bloqueia a continuação para a sala secreta desaparece. Ao entrar na sala secreta o jogador se depara com a mensagem:


"Created by Warren Robinett"



A tradução é "Criado por Warren Robinett". 

Com isto muitos exigiram uma explicação onde foi realizada uma entrevista com o próprio Robinett, que disse o seguinte:

"A maioria dos jogos do Atari 2600 eram totalmente desenvolvidos por uma única pessoa, e mesmo assim nós ficávamos apenas com nossos salários, sem receber nada dos enormes lucros gerados nem os créditos" [...] "Era uma assinatura, como em uma pintura. Mas para que isso pudesse acontecer, eu tive que esconder a minha assinatura no código, em um lugar muito obscuro, e não contar a ninguém. Manter o segredo não foi fácil. Eu estava muito tentado a dizer aos meus dois principais amigos na Atari, Tom e Jim Huether Reuterdahl, mas não contei nem à eles. Então eu entreguei a versão final do programa, e a Atari fabricou e distribuíu centenas de milhares de cartuchos de Aventure, e quando eles descobriram, já era tarde demais."



Easter Egg



O termo easter egg significa ovo de páscoa, em inglês, mas também é o nome dado a segredos escondidos em programas, sites, filmes, jogos eletrônicos, etc... São segredos como referências, sacanagens, desafios... onde sua função é desafiar nós mesmos para desvendar mistérios,  brincar de "esconde esconde", ou nos deixar curioso. 

Ovos de pascoa são criados pelas equipes de desenvolvimento de softwares, jogos, filmes, entre outros. (Sim, easter eggs não são somente exclusivos de jogos). Você deve se perguntar, por quê diachos existe coisas escondidas em diversões e entretenimento? Simples meu amigo, estas são as diversões para os programadores. Entretanto também servem para dar mais uma dimensão a estas fontes de entretenimentos, por exemplo nos jogos, onde o objetivo do jogador além de passar missões/fases, ficar rico, conseguir todas os itens, passar missões extras, zerar o jogo... também será "encontrar segredos escondidos". Pode-se dizer eu isto é uma ideia, e que funcionou e está funcionando! 

Estes segredos não são fáceis de encontrar. Podem estar em qualquer lugar, a qualquer hora, ou mesmo estar até no código fonte do sistema. Isto mesmo! Muitos são simples, como os mistérios da saga Grand Theft Auto (GTA). Não sei se foi exagero, mas a cada quadra do jogo é possível encontrar algum ovo, não precisa nem ser páscoa, se é que vocês me entendem. Porém, existem os extremamente difíceis, que levam até anos para serem descobertos, como o easter egg do jogo Donkey Kong para Atari 2600:

Para um simples "LMD" na qual são as iniciais do desenvolvedor do jogo, levou cerca de aproximadamente 26 anos para ser "encontrado". Coloquei as aspas pois somente foi descoberto porquê o próprio criador do jogo, Landon M. Dyer, admitiu ter acrescentado este ovo. Assim muitos vasculharam o jogo todo até encontrar.


Existem diversos deles espalhados por todo o mundo que passam diante de nossos olhos, más infelizmente imperceptíveis. Digamos que no filme Bernardo e Bianca, milhões que assistiram não perceberam uma mulher nua na janela do prédio, quando os dois ratinhos voam com a ave para seu destino. Isso porquê a imagem passa em apenas alguns frames do filme. Seria absurdamente impossível perceber. Muitos definem que este segredo se trata de uma mensagem subliminar, querendo passar alguma informação para nosso subconsciente, mas não deixa de ser algo escondido no filme. 

Podemos se perguntar, por quê? Por que colocar esta imagem em um filme infantil? Felizmente temos uma explicação dada pelo próprio estúdio da Disney (que pode ser verdade ou não) afirmando ser alguma "zoeira" de um estagiário ou funcionário. Acredito que este foi demitido de seu emprego após descobrirem.

Ovos de páscoa podem ser explicados ou não, é um assunto muito variável. Existem inúmero deles espalhados pelo mundo, cabe a gente encontrar.